7 dicas para se tonar um empreendedor social de sucesso

Mais do que nunca as pessoas estão buscando seguir carreiras com mais significado. Às vezes, a nossa visão de como deve ser o mundo é tão vívida que não conseguimos resistir ao impulso de tentar criá-lo nós mesmos. Começar um negócio nunca foi fácil, mas trabalhar na execução das nossas ideias pode ser um trabalho bastante duro. Aqui estão algumas lições sobre como iniciar o seu próprio empreendimento:

 

1. Resolva o seu próprio problema

O que faz você ficar acordado à noite? O que te deixa com raiva ou chateado? O que te faz feliz? Essas são as perguntas que todo empreendedor deveria fazer antes de se envolver com qualquer negócio. Normalmente, se alguma coisa te incomoda, ela também incomoda outras pessoas. Se essas pessoas são fáceis de encontrar, você está no caminho certo.

 

2. Crie primeiro uma comunidade, depois um negócio

Quando você encontrar pessoas que se preocupam com o mesmo problema que você, então você encontrou a sua tribo. Essas pessoas serão as primeiras a adotar, testar e dar feedback sobre o seu produto ou serviço, elas serão as mais importante de cuidar. Essa comunidade será o ponto de apoio de sua montanha-russa, e irá transportá-lo através dos tempos incertos, enquanto você descobre o que está fazendo. Eles serão seus maiores fãs, seus líderes de torcida, os melhores críticos, seus primeiros clientes e a sua conexão com as oportunidades fora do seu alcance.

 

3. Conte uma boa história

A sua história é a sua marca. Ela fará com que os consumidores escolham você e não as alternativas mais baratas, e será a razão pela qual os meios de comunicação escreverão sobre você. Ela atrairá membros para sua comunidade e fará com que se mantenham engajados. Sempre compartilhe o que estiver fazendo e o porquê de estar fazendo. Isso fará com que você permaneça honesto consigo mesmo e focado em seus princípios. Conecte profundamente a sua história ao seu negócio. Esse será o ingrediente que todos poderão saborear e a razão pela qual eles compartilharão sua história com os amigos. Faça as pessoas sentirem alguma coisa.

4. Faça apresentações e lançamentos com frequência

É tentador compartilhar um novo produto ou ideia com o mundo antes dele estar pronto. Os melhores produtos não são construídos no vácuo. Eles são compartilhados cedo e depois aprimorados. Se você tivesse 10 dias para lançar um produto, como gastaria esse tempo? 9 dias criando + 1 dia vendendo? Não. Comece a vender antes de criar qualquer coisa. Venda a promessa da ideia. Esse é o primeiro teste. Então crie o seu Produto Viável Mínimo (MVP), a versão mais básica de sua idéia. Se é a bebida mais recente ou uma nova peça de software, é tudo a mesma coisa. Vender, aprender, melhorar, vender novamente. Repita. Tudo se resume a tempo. A maioria dos empreendimentos não tem muito tempo, então gaste-o com sabedoria.

 

5. Trabalhe para um propósito

Solucionar grandes problemas de maneira sustentável leva tempo, muito tempo. A maioria dos casos de sucesso tem, pelo menos, 10 anos de trabalho duro antes de ganhar fama. Se você não se importar profundamente com o que está fazendo e o porquê de estar fazendo, é pouco provável que tenha energia para chegar ao final. O mesmo acontece com o time que está ao seu redor, tenha certeza de que eles acreditam na mesma visão e tenham a mesma paixão que você.

 

6. Cuide de você mesmo

Começar qualquer coisa é difícil. Começar algo em que você realmente acredita é ainda mais difícil. A pressão que você colocará sobre si mesmo para obter sucesso será maior do que qualquer coisa que você vivenciará em uma carreira padrão. O peso disso será a soma de suas próprias expectativas, as expectativas dos outros, a pressão financeira, a incerteza, a preocupação de negligenciar a família e os amigos, a crítica, as infinitas opções, as opções limitadas, a pressa, a dúvida. Lembre-se sempre do motivo pelo qual você começou. Aproxime-se da sua comunidade e seja honesto com eles. Abra-se para a sua família e amigos. Celebre as pequenas coisas, você será levado pelo momentum.

 

7. Tenha orgulho de você mesmo

A oportunidade é a sua ideia. A visão de como o mundo deveria ser. Contribuir para um mundo melhor. Uma necessidade de mudar o mundo e mudar você mesmo durante o processo. A jornada é difícil, mas o fato de você ainda estar lendo esse texto diz muito sobre quem você é. Tenha orgulho de você mesmo, dê esse passo e crie algo que realmente importa.

 

 

Traduzido por Beatriz Burin, do original "7 Tips For Being A Successful Social Entrepreneur", de Michael Howe, originalmente publicado no perfil da Ashoka na revista Forbes.