Ashoka: 6ª no ranking das 500 melhores ONGs do mundo

A edição de 2016 das 500 Melhores ONGs do Mundo (Top 500 NGOs World), ranking realizado pela publicação suíça NGO Advisor, traz a Ashoka na 6ª posição. A lista reconhece as melhores práticas e novas ideias do setor, dando destaque a inovações, impacto e maneiras de atuação. Com a maior rede de empreendedores sociais atuando em 84 países do mundo, a organização avançou da 19ª colocação com base no ano anterior.

Liderada por Jean-Christophe Nothias, a publicação combina o trabalho de jornalistas e pesquisadores para mapear as transformações e difundir os valores do terceiro setor. De acordo com o site, o ranking deste ano traz as organizações mais influentes e inovadoras já avaliadas. A lista foi atualizada com a substituição de 89 integrantes com outros nomes do terceiro setor que refletem amplamente a evolução dos desafios enfrentados pela sociedade civil global do nível local aos transnacional.

“Os Fellows, nossas equipes e os parceiros da Ashoka – nosso “time de times” – trabalhando em mais de 84 paíse desenvolvem soluções sistêmicas para alguns dos maiores desafios do mundo”, disse Diana Wells, Presidente da Ashoka. “Este é um reconhecimento do trabalho deles na construção de um mundo em que todos podemos ser agentes de transformação e em que todos os jovens pdoerão desenvolver as habilidades de liderança, trabalho em equipe, empatia e compromisso de transformação.”

Nos últimos 10 anos, segundo a NGO Advisor, ONGs têm se distanciado cada vez mais do perfil de instituições de caridade e expandido para diversas áreas de atuação. Instituições sem fins lucrativos estão investindo em negócios sociais, cultivando conhecimento acadêmico e buscando caminhos estratégicos para combater grandes obstáculos para o desenvolvimento. Esta quarta edição do ranking destaca a evolução dos valores de organizações do terceiro setor como um todo, com a transição de antigas estratégias focadas na satisfação de seus investidores para, agora, focar em resultados tangíveis.

 

Sobre a NGO Advisor

A NGO Advisor é uma publicação independente que divulga a TOP 500 NGOs, uma série de avaliações de organizações sem fins lucrativos de diferentes partes do mundo. A publicação é pioneira na elaboração deste ranking, que está em sua quarta edição. A avaliação combina jornalismo aprofundado com ampla pesquisa para destacar inovação, impacto e formas de atuação do terceiro setor. Para mais informações, acesse: www.ngoadvisor.net.