Ashoka Support Network concebe um futuro de colaboração intersetorial para a resolução de problemas sociais.

Em um mundo cada vez mais interligado, em rápida mudança e de complexa dinâmica, líderes empresariais, empreendedores sociais e funcionários públicos, devem trabalhar colaborativamente para resolver os problemas sociais mais alarmantes do mundo. Deste modo, organizações e novas gerações de empresários alinhados a esta realidade são indispensáveis para impulsionar soluções, por meio da inovação junto a empreendedores sociais, ajudando-os também a traduzir seu valor para stakeholders.  Assim, os membros da Ashoka Support Network representam esse novo tipo de líder inovador e tradutor intersetorial.

Provindos de diversos setores, oferecem suas capacidades, criatividade e conexões em apoio a empreendedores sociais Ashoka (nomeados de Fellows) para auxilia-los a superar os obstáculos que enfrentam para realizar impacto social positivo em seus campos de atuação, complementando o trabalho social. Ambos são co-criadores e drivers essenciais simbióticos para realizar a mudança de sistemas sustentáveis, já que ao contrário de negócios tradicionais – mesmo aqueles que aderem ao pensamento triple-bottom-line – empreendedores sociais existem primordialmente para atender as necessidades da sociedade, mas sua paixão e missão nobre não são suficientes para manter uma empresa social nos trilhos. Por isto, a visão de negócios e experiência trazida pelos ASNs para os projetos sociais são cruciais.

Um dos eventos realizados pela Ashoka para facilitar estas trocas é o ASN Global Summit, que em 2014 ocorreu no mês de junho. Durante três dias, os membros da rede de ASNs foram convocados a Paris para debater e inovar junto a Fellows e funcionários Ashoka. Inspirados pelo tema "ASN Sem Fronteiras", participantes de mais de 20 países reuniram-se, trazendo sua vasta gama de experiências pessoais e profissionais, para imaginar como as suas forças, combinadas com as dos Fellows, poderiam criar um mundo sustentável, saudável e mais equitativo.

Desta forma, diversas atividades foram conduzidas para que executivos pudessem explorar múltiplas maneiras para acelerar e aumentar o impacto já criado pelas organizações dos empreendedores sociais Ashoka. Seja por meio de auxílio na modelagem financeirado negócio, na preparação de documentos, ou por meio de insights para a criação de estratégias, os ASNs ajudam a traduzir uma inovação social para que a mesma seja atraente do ponto de vista financeiro, além de um modelo sustentável e escalável.

Portanto, cada vez mais modelos híbridos de investimento oferecem flexibilidade, tanto para investidores, quanto para empreendedores sociais, ajudando-os alavancar esforços conjuntos para estimular a transformação social no mundo.

Saiba mais sobre o evento: http://youtu.be/7FcyAGdXmIQ

 

A Ashoka Support Network está presente em mais de 30 países com mais de 350 membros. A rede, em crescimento, procura alcançar escala suficiente para que seus membros possam se engajar e co-criar com os mais de 3000 Fellows da Ashoka. ASNs ajudam a moldar um mundo em que múltiplos setores trabalham juntos para rapidamente inovar e solucionar problemas, além de ajudar a espalhar a paixão dos empreendedores sociais e permitir que pessoas do mundo todo sejam agentes de mudança.