Busca e Seleção de Empreendedores Sociais

Busca e Seleção de Empreendedores Sociais

A Ashoka acredita que as grandes transformações sociais são encabeçadas por pessoas com capacidade de liderança, criatividade e comprometimento para resolver problemas sociais de forma efetiva: os Empreendedores Sociais.

Assim, a Ashoka identifica, seleciona e apoia Empreendedores Sociais no mundo todo. É a partir da Rede de Fellows (Empreendedores Sociais) que a Ashoka identifica tendências e alavanca a transformação social. 

O processo de seleção da Ashoka está centrado na pessoa e na solução inovadora de amplo impacto social. O processo de seleção para tornar-se Empreendedor(a) Social é rigoroso e baseia-se numa avaliação tanto da trajetória pessoal como a trajetória profissional do(a) candidato(a) por membros da Equipe Ashoka Brasil e Global e pelos próprios Fellows, utilizando para isso os cinco critérios da Ashoka:  inovação, perfil empreendedor, criatividade, impacto social e fibra ética*.

O que nós não selecionamos:

A Ashoka não apoia financeiramente projetos, cursos e trabalhos assistenciais. Para as pessoas que atualmente estão ligadas ao governo, seja em nível Municipal, Estadual e/ou Federal, a Ashoka busca integrá-los em suas iniciativas temáticas ou articulá-los com Empreendedores que estejam influenciando em políticas públicas. No entanto, estas pessoas não estão aptas a integrar a Rede Ashoka de Empreendedores Sociais. 

Prazos e Etapas do Processo

A busca e seleção de novos empreendedores não acontecem em prazos determinados. Assim, recebemos indicações de candidatos em qualquer época do ano. No entanto, isto não significa que a análise da candidatura tenha uma data exata para acontecer. O processo de análise das candidaturas varia de acordo com o volume de iniciativas que chegam e dos recursos disponíveis e pode durar alguns meses.

 


 

*Saiba mais sobre os critérios de seleção da Ashoka:

Inovação

A Ashoka seleciona o empreendedor que tiver uma nova ideia – uma nova solução ou método para lidar com um problema social – que modificará o sistema em que este problema está inserido, seja na área de direitos humanos, meio ambiente ou outra. Nós avaliamos a ideia historicamente e em comparação a outras soluções existentes em campo, buscando inovação e real poder de transformação social.

Criatividade

Empreendedores sociais de sucesso precisam ser criativos tanto como visionários que têm um plano estratégico, assim como implementadores, capazes de colocar o plano em ação e transformar suas visões em realidade. Criatividade não é uma qualidade que aparece repentinamente – quase sempre demonstra-se presente desde a infância. Dentre as perguntas que podemos fazer está: O indivíduo tem uma visão de como pode tratar uma necessidade social de melhor maneira do que vem sendo feito até então? O candidato tem histórico de criar outras novas ideias?

Perfil Empreendedor

O perfil empreendedor define líderes que vêem oportunidades de mudança e inovação nos desafios e se dedicam integralmente para que esta aconteça. Esses líderes geralmente possuem pouco interesse em outra coisa além de sua missão e estão dispostos a passar os próximos dez ou quinze anos trabalhando e lutando para atingiíla. Essa absorção total é crítica para transformar uma ideia em realidade e é por essa razão que a Ashoka insiste que os candidatos dediquem tempo integral para colocar a ideia em pratica em sua fase inicial. A Ashoka procura por Henry Fords e Steve Jobs do setor social!

Impacto Social da Inovação

Este critério foca na ideia do candidato e não no candidato. A Ashoka tem interesse apenas em ideias que possam transformar realidades significativamente e causar impacto em nível nacional. Por exemplo, a Ashoka não visa apoiar a implantação de uma nova escola ou clínica a menos que esta seja parte de uma estratégia mais ampla de reforma do sistema educacional ou de saúde a nível nacional.

Fibra Ética

Empreendedores sociais que introduzem mudanças estruturais na sociedade precisam influenciar muitas pessoas para que mudem a maneira que atuam. Se o empreendedor não inspirar confiança, sua probabilidade de sucesso é significativamente reduzida. A Ashoka avalia com rigor esse critério em todos os participantes do processo seletivo. A pergunta essencial é: “Você acredita piamente nessa pessoa?” Se houver qualquer dúvida, o processo é finalizado.

-------

 

Se você gostaria de nomear um empreendedor social, preencha este formulário

Se você é um empreendedor social e gostaria de se auto-nomear para o processo de seleção da Ashoka, preencha este formulário.

Envie o formulário preenchido para selecao@ashoka.org .