Country Blurb - Edvalda Pereira Torres - pt br

Idioma: 
pt br
Mais conhecida como Valda Aroucha, pedagoga, mestra em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental, educadora socioambiental, empreendedora social e fundadora da AGENDHA. 
A AGENDHA é uma ONG, ambientada em Paulo Afonso/BA, que atua com equipe multidisciplinar no âmbito das relações agroecológicas, socioambientais, socioprodutivas e de gênero, desenvolvendo tecnologias sociais, prestando serviços Assessoria Técnica e Extensão Rural Agroecológica pública e gratuita para segurança e autonomia alimentar, hídrica e energética renovável; incidindo em algumas políticas públicas e no controle social de algumas delas. 
Em sua história de atuação em parceria com vários Organismos Governamentais e Organizações da Sociedade Civil, a ONG  já realizou diversos projetos em áreas rurais e urbanas , principalmente com famílias agricultoras,  povos e comunidades tradicionais e suas Organizações Socioprodutivas, especialmente as das zonas subúmida, seca e semiárida das caatingas e do nordeste brasileiro. 
Na articulação social, a fellow participa de várias redes e fóruns. É também conselheira titular do Conselho Estadual do Meio Ambiente da Bahia (CEPRAM); conselheira titular do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Paulo Afonso; conselheira titular do Conselho Municipal de Segurança Alimentar; Vice Coordenadora do Comitê da Reserva da Biosfera da Caatinga (Bahia), membro da GWA (Aliança de Gênero e Água). 
Por seus trabalhos institucionais, ganhou os prêmios e reconhecimentos: Mulher do Ano 1996 pela Revista Claudia; Ecológo e Desertólogo João Vasconcelos Sobrinhos, Mulher de Raíz e o Título de Disoñador de Nuestro Campo em San Juan de Pasto/Colômbia. Foi personagem do Programa Gente Que Faz. De suas diversas publicações, destaca o texto As Fulô do Sertão no Livro Ecologias do São Francisco e Uma Proposta de Educação Agroecológica para o Semi-Árido Brasileiro no livro Educação Ambiental - Caminhos Trilhados pelo Brasil.
Tanto a Instituição quanto a equipe possui várias publicações impressas em livros, cartilhas, folder e também em revistas, sites e outros meios de comunicação.