Desafio com foco em direitos humanos busca inovações sociais na América Latina

Realizada pelo Changemakers da Ashoka em parceria com a Ford Foundation, iniciativa oferecerá prêmios em dinheiro para projetos inovadores na América Latina

São Paulo e Cidade do México — Para promover uma nova visão dos Direitos Humanos na América Latina, o Changemakers da Ashoka e a Ford Foundation lançam o desafio Direitos Humanos na América Latina: Impulsionando a Transformação, que busca inovações sociais de alto impacto para conectar e mobilizar uma comunidade de agentes de transformação pela mudança da visão sobre os Direitos Humanos em nossa região. Os projetos vencedores receberão 20 mil dólares para o primeiro lugar e 10 mil dólares para outros dois projetos.

Os avanços dos Direitos Humanos na América Latina têm nuances e grandes desafios pendentes em relação à justiça social e ao desenvolvimento humano sustentável. Após mais de 25 anos de processos de democratização na região, o Changemakers da Ashoka e a Ford Foundation entendem que é necessário fomentar os projetos que vão além do que já é conhecido e que estão inovando na promoção e defesa dos Direitos Humanos.

Esta parceria busca iniciativas que garantam os direitos de todos os cidadãos, para que se sintam capazes e confiantes para criar uma mudança social sustentável, desenvolvendo habilidades básicas e agindo como agentes de transformação que promovam verdadeiros Direitos Humanos para esta e as futuras gerações.

"Todos os direitos são igualmente importantes para a realização plena da humanidade. Se queremos uma sociedade justa, na qual cada pessoa entende seu papel no processo de mudança social, é necessário que os Direitos Humanos estejam no centro do debate", disse Anamaria Schindler, diretora da Ashoka na América Latina. "Este desafio demonstra a relação direta que existe entre o respeito dos Direitos Humanos e o desenvolvimento de ações transformadoras", complementou.

Para inscrever projetos ou encontrar mais informações sobre o desafio, os interessados devem acessar a página http://www.changemakers.com/pt-br/direitoshumanos. Todos os finalistas do desafio receberam uma ajuda de custo de viagem para participar da Conferência Changemakers de Direitos Humanos, com data e local ainda a serem confirmados.

As inscrições vão até o dia 29 de junho. 

Sobre a Ford Foundation

Organização internacional que foca em reduzir a pobreza e a injustiça social fortalecendo os valores democráticos, a promoção da cooperação internacional e a dignidade humana. Por meio da liderança e das inovações sociais, a Ford Foundation promove a mudança social trabalhando em 12 escritórios ao redor do mundo e com seu escritório central em Nova Iorque.

Sobre o Changemakers da Ashoka

O Changemakers da Ashoka convoca e conecta agentes de transformação de alto potencial, suas ideias e recursos, por meio do poder dos desafios colaborativos e da sua rede de parcerias. Juntos, trabalhamos para acelerar exponencialmente a mudança social, para transformar sistemas, atitudes e o comportamento dos indivíduos e das instituições. O Changemakers se baseia na história de três décadas da Ashoka de avançar para um mundo no qual "todos somos agentes de transformação", onde as pessoas adquirem as habilidades e os recursos que necessitam para colaborar na solução de problemas sociais complexos.

 

Stephanie Ambar
shambar@ashoka.org