Escolas Transformadoras

Escolas Transformadoras

O mundo está mudando mais rápido do que nunca.

Os problemas estão cada vez mais complexos e, para lidar com eles, precisamos de pessoas empáticas e protagonistas.

O que a escola tem a ver com isso?

TUDO! Nós acreditamos que a escola é um espaço privilegiado para formar pessoas transformadoras e que suas equipes podem liderar um movimento global para comunicar a todos essa nova visão. 

Escolas Transformadoras é uma iniciativa para identificar, conectar e apoiar escolas com práticas inovadoras na formação de crianças e jovens como agentes de transformação. Somos uma comunidade global que tem como objetivo compartilhar as boas práticas e experiências de cada escola e fortalecer  a visão comum de que todos podem ser agentes de transformação do mundo para que essa visão seja o novo marco de referência de educação para a sociedade. 

Como formar sujeitos transformadores?

Algumas escolas têm respondido e essa pergunta com ideias inovadoras e soluções criativas. Além de transmitir conhecimentos acadêmicos, elas se preocupam em formar sujeitos ativos, capazes de atuar no mundo de maneira criativa e sensível e oferecem aos seus educandos uma formação que valoriza o desenvolvimento de habilidades e competências transformadoras.

As Habilidades e Competências Transformadoras

Empatia: capacidade de ouvir e acolher as ideias dos outros, assim como articular as próprias. Sair do “eu” para adentrar uma visão mais profunda de mundo, a partir do reconhecimento de novos (e diferentes) olhares.

Trabalho em Equipe: capacidade de trabalhar em parceria, na diversidade, empreendendo ações conjuntas em prol de resultados comuns.

Criatividade: a priorização da aprendizagem ativa, a valorização da autoria dos alunos, com estímulo a diferentes linguagens e formas de expressão e incentivo para criar soluções novas para problemas.

Protagonismo Social: capacidade de tomar iniciativas para a transformação da realidade social, buscando engajamento e participação no seu entorno.

Por que fazer parte dessa comunidade?

Visibilidade: Destaque e comunicação das boas práticas de sua escola tanto em nível nacional, como internacional em diferentes mídias; 

Colaboração: Possibilidade de compartilhar histórias, desafios, aprendizados e planos, assim como iniciar uma relação colaborativa entre as escolas integrantes da rede. 

Conexão: Acesso à comunidade Ashoka, que conta com mais de 3.000 empreendedores sociais, à Comunidade Alana e demais parceiros. 

Influência: Sua escola será inspiração para outras escolas e sistemas de educação. 

Os Critérios de Seleção

A ESCOLA

1. Alinhamento com a visão de que “TODOS PODEM SER AGENTES DE TRANSFORMAÇÃO”: As Escolas Transformadoras buscam formar seus educandos como agentes de transformação. Elas podem estar apenas iniciando essa trajetória ou já estar bem avançadas nesse processo. O fundamental é que a liderança da escola esteja comprometida e alinhada a essa visão e que já tenha dado passos em direção à sua realização. 

2. Aprendizagem Ativa: A escola vê os educandos como sujeitos ativos de suas aprendizagens. Posto de modo simples: eles participam das escolhas feitas dentro e fora da sala de aula. 

3. Inovação: Demonstram capacidade de inovar, criando e aplicando novas ideias em educação, ao invés de apenas seguir modelos já estabelecidos. São inovadoras sobretudo, nas formas pelas quais ensinam e cultivam as habilidades e competências transformadoras: empatia, trabalho em equipe, liderança compartilhada e protagonismo social. 

4. Influência e Colaboração: Têm vocação, condições e vontade de influenciar o ecossistema da educação no Brasil. E uma clara aspiração de liderar, de forma colaborativa, o avanço de uma visão de educação para a transformação social. 

A EQUIPE

1. Comprometimento com a visão de educação transformadora: A equipe transformadora da escola acredita profundamente na necessidade e possibilidade de todos serem agentes de transformação. Sentem-se motivados a promover mudanças positivas na sociedade.

2. Entusiasmo para compartilhar e aprender: Têm uma gestão democrática, formada pela comunidade educativa (professores, funcionários, pais, educandos, parceiros). A liderança da escola e a equipe tem um pensamento inovador e uma atitude de abertura para novas ideias.

INSCREVA A SUA ESCOLA OU NOMEIE UMA ESCOLA! 

Processo de Seleção 

1. NOMEAÇÃO
2. AVALIAÇÃO
3. VISITA
4. PAINEL
5. APROVAÇÃO

O programa Escolas Transformadoras é realizado no Brasil em parceria com o Instituto Alana, uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que tem como missão “honrar a criança”. Criado em 1994, conta hoje com sete projetos próprios e quatro com parceiros, tendo como diferencial em seu trabalho a inovação, a comunicação e o advocacy.

Para mais informações, entre em contato com nossa equipe: contato@escolastransformadoras.com.br