GROW2IMPACT

O Programa GROW2IMPACT foi criado para atender a demanda por modelos de negócios sociais de empreendedores sociais

A Ashoka atua para desenvolver e apoiar empreendedores sociais a níveis local, regional e global, acompanhando seu crescimento após entrada na Rede Ashoka. Possuímos uma rede global com mais de 3000 empreendedores sociais que possuem iniciativas de impacto social sistêmico, e mapeamos e apontamos necessidades e inovações no setor social.

A equipe da Ashoka Brasil, durante o monitoramento e acompanhamento de seus empreendedores sociais, identificou uma demanda de estruturação de modelos de negocio social em 25% de sua rede, apontando a tendência do setor no interesse pelo modelo de negócio social. A equipe também observou que essas organizações encontram-se em diferentes estágios de desenvolvimento e com diferentes desafios, necessitando principalmente de apoio para ultrapassar com sucesso o ponto de equilíbrio financeiro do negócio, sem perder o foco no impacto social.

 

 

Para apoiar esses empreendedores na modelagem de projetos de impacto social sistêmico com um componente de sustentabilidade financeira, a Ashoka Brasil criou o Programa GROW2IMPACT, uma metodologia inovadora de colaboração entre setores para capacitação de organizações sociais na construção de seus modelos de negócio social. Selecionamos, através de edital, organizações de empreendedores sociais Ashoka que já possuam um produto ou serviço estruturado e discurso adaptado ao mercado, mas que necessitem de apoio para modelar seu plano de negócio a fim chegar mais rápido ao ponto de equilíbrio financeiro e sustentabilidade para escalar seu impacto.

O principal objetivo do Programa GROW2IMPACT é capacitar líderes, gestores e equipes de organizações sociais para estruturar protótipos de modelos de negócios sociais sustentáveis capazes de gerar transformações e solucionar desafios sociais e ambientais com amplo impacto sistêmico.

Veja aqui como foi a edição 2014.

EDIÇÃO 2014

 

A edição de 2015 está em andamento, confira aqui como estão sendo as atividades.

EDIÇÃO 2015

 

O que são negócios sociais?

A Ashoka acredita no modelo de negócio social definido por Muhammad Yunus, empreendedor social Ashoka e ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2006. De acordo com Yunus, negócios sociais são empresas que têm como missão solucionar um problema social e/ou ambiental, são autossustentáveis financeiramente e não distribuem dividendos. Dessa forma, os negócios sociais possuem uma missão social, mas, como um negócio tradicional, geram receitas para cobrir seus custos. O investidor recupera seu investimento inicial e o lucro é reinvestido no próprio negócio para maximizar o impacto social. O sucesso dos negócios sociais, portanto, não é medido pelo lucro gerado, mas pelo impacto positivo produzido para as pessoas e/ou meio ambiente.

Contato

Para conhecer mais sobre a metodologia GROW2IMPACT, se engajar com as atividades e ser um de nossos parceiros na realização do programa, entre em contato com Deise Hajpek (dhajpek@ashoka.org).