Grow2Impact: Negócios Sociais para Impacto Sistêmico

Grow2Impact

 

Atenta às tendências e ao ecossistema do setor social, a Ashoka identificou a necessidade de desenvolver um modelo de capacitação colaborativa entre os setores, que ajude os empreendedores sociais da sua rede (Fellows) a colocar em prática projetos de impacto social que tenham um braço de sustentabilidade financeira.  Assim surgiu o programa Grow2Impact, uma metodologia inovadora – customizada e construída colaborativamente – para impulsionar negócios sociais capazes de gerar impacto sistêmico.

Grow2Impact_2014

Durante 3 meses, 5 Fellows Ashoka participaram de sessões com especialistas de diferentes áreas, com foco na estruturação de um plano de negócio realista, coerente com o mercado e capaz de gerar transformações sociais. Com a participação de mentores e parceiros, a Ashoka combinou exposições teóricas e atividades práticas, utilizando ferramentas de design thinking, modelo de negócio CANVAS, estratégia para planos de negócio, finanças, métodos de avaliação e mensuração de impacto social, comunicação e técnicas de apresentação.

Grow2Impact_Participantes2014

 

No último dia 10 de dezembro, a Ashoka lançou o Programa Grow2Impact, juntamente com seus parceiros e colaboradores, para apresentar os 5 modelos de negócio social dos Fellows participantes do Programa, para um público de 120 convidados, compreendendo parceiros, apoiadores, fundações e institutos, investidores, academia, mentores e setor corporativo. 

 

Grow2Impact_Evento2014

Saiba sobre nosso o evento aqui >>

Os empreendedores sociais Ashoka que compartilharam essa experiência foram: Felipe Bannitz da ISES-AGESOL negócios inclusivos para agricultura familiar orientada para plataforma de compras públicas; Alessandro Dinelli da Descarte Correto, descarte,  reciclagem e reuso de computadores em educação inclusiva; Joaquim Melo do Instituto Palmas com o PalMap, aplicativo de celular para pesquisa e mapeamento em comunidades de baixa renda; Mariana Estevão do Projeto Arquiteto de Família, serviços de arquitetura para reforma e correção de precariedades habitacionais e Rodrigo Brito junto com Valdemar Maneto (SP) da WTT - World-Transforming Technologies, incubadora tecnológica que apoia inventores e projetos para atender comunidades de baixa renda.

Nossos parceiros de conteúdo na edição piloto do Grow2Impact foram: McKinsey & Company; Warehouse Investimentos; Hookah Design Thinking; DreamShaper e Vox Capital. Além disso, tivemos o apoio do ICE (Instituto de Cidadania Empresarial), da Fundação Telefonica e da TAM Linhas Aéreas.

O que são negócios sociais?

São empreendimentos que visam a ser rentáveis e lucrativos, mas gerando impacto social e/ou ambiental. Ou seja, os negócios sociais buscam impacto positivo gerado através do próprio core business do modelo. Dessa forma, a intencionalidade é um fator importante e diferencial nos negócios sociais.

Quer conhecer mais sobre a metodologia Grow2Impact Ashoka e ser um dos nossos parceiros na edição de 2015? Entre em contato com Deise Hajpek (dhajpek@ashoka.org).